Calendar THURSDAY, JULY 24, 2014
Texto
   
PDF Print Enviar por E-mail
A Biblioteca Municipal (tipo BM2), que integra a Rede Nacional de Leitura Pública, está instalada no edifício que configura uma intersecção de dois volumes dominantes em T descentrado.
edificio.jpg edificio1.jpg
No corpo nascente / poente dispõem-se, no piso superior, o átrio e área de conferências da Biblioteca. No corpo norte / sul dispõem-se, no piso superior, a biblioteca de adultos e, no piso interior, a biblioteca infantil e zonas de serviço / administração.
interior.jpg interior1.jpg
A implantação faz-se de modo a libertar o quadrante sudoeste da rua a norte, para estacionamento exterior e acesso automóvel à entrada de serviço.
exterior.jpg exterior1.jpg
A imagem urbana da Biblioteca é marcada pelo volume vertical sobre o átrio com o túnel de entrada em plano inclinado. Estes elementos são geradores de carácter do edifício, identificáveis desde os lugares de maior visibilidade, a Universidade e a entrada sul da cidade.
corredor.jpg corredor1.jpg
O interior é de leitura simples. Desde o átrio de um branco intenso, as crianças descem e os adultos sobem. As salas de leitura são rectângulas, como armazém de livros ordenados. Com um olhar, os leitores percebem que há ali disponíveis saber vários arquivados. E já sentados, descobrem que há sítios particulares que a luz natural inventa, que são cuidados, que há janelas que mostram outras salas…
interior2.jpg interior3.jpg
 
Câmara Municipal de Vila Real